Workshop concluiu ações de formação de docentes em 2012 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Heleno Rocha Nazario
Seg, 03 de Dezembro de 2012 17:00
Para concluir as atividades de formação de professores em 2012, o Grupo de Estudos em Informática na Educação (GEInfoEdu) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) promoveu o quinto Workshop sobre Uso da Informática em Atividades de Ensino-Aprendizagem, no dia 24 de novembro, em Alegrete.

Pela manhã, após abertura realizada pelo diretor de Ensino Profissionalizante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alegrete, Carlos Humberto da Conceição, os participantes da oficina assistiram a palestras com temas correlatos aos projetos: a acadêmica do curso de Ciência da Computação Jaline Gonçalves Mombach, também professora de Informática Educativa na Escola Vida, ministrou a palestra Magias Tecnológicas na Vida; já o professor Cristiano Tolfo falou sobre o empreendedorismo na escola.

alt alt
Palestras, exposição de materiais acessíveis e compartilhamento de experiências fizeram parte do V Workshop

À tarde, após a oficina Biblioteca e Livro Acessíveis, organizada pelos acadêmicos do curso de Engenharia Civil Laura Becker Junges e Robson Augusto Ferreira, foi o momento de compartilhamento de relatos de experiências por parte de funcionária, professores e gestores da Educação Básica, além de bolsistas PROEXT2011/MEC (Adriano Gebert Gomes, Cristiano Daitx Ribeiro, Jader de Freitas Saldanha, Mateus Henrique Dal Forno, Natalie Lourenço Vargas e Rafhael Rodrigues da Cunha). Na ocasião, representantes da administração da Prefeitura Municipal de Alegrete estiveram presentes.

A coordenadora de Educação a Distância, Maria Cristina Graeff Wernz, ponderou que os relatos indicaram o impacto dos projetos desenvolvidos no cotidiano escolar e no fazer de professores e de profissionais que atuam em Escolas Públicas de Educação Básica de Alegrete, reforçando a importância de continuidade de ações do GEInfoEdu nas escolas e na Universidade.

O que é o Workshop?

Promovido pelo Grupo de Estudos em Informática na Educação (GEInfoEdu), em 2012 o Workshop Sobre o Uso de Informática em Atividades de Ensino-Aprendizagem integrou os projetos de extensão info.edu: tecnologias da informação e comunicação em comunidades escolares de Alegrete (PROEXT2011/MEC-SESu) e info.edu: Novos Talentos no Pampa (Programa Novos Talentos/DEB/CAPES). Também faz parte das atividades desenvolvidas no contexto da disciplina complementar de graduação (DCG) Acessibilidade e Inclusão Digital, ministrada pela professora Amanda Meincke Melo, no Campus Alegrete da UNIPAMPA, reunindo acadêmicos de graduação na área de Computação e Engenharias, além de profissionais da Educação Básica.

A equipe de organização e execução do evento foi composta pela coordenadora do Grupo de Estudos em Informática na Educação, professora Amanda Meincke Melo e a coordenadora de EaD da UNIPAMPA, Maria Cristina Graeff Wernz, com o apoio de assistente administrativa da Coordenadoria de EaD, Ariane Fagundes Braga, da técnica em assuntos educacionais da Coordenadoria de EaD, Karine Braga Moreira, e da professora da Educação Básica Eliane Costa da Silva.

Com informações por Amanda Meincke Melo, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social

Última atualização ( Ter, 04 de Dezembro de 2012 13:49 )

UNIPAMPA - Campus Alegrete
Endereço: Av. Tiarajú, 810 - Bairro: Ibirapuitã - Alegrete - RS - CEP: 97546-550