Seminário Caminhos para uma Educação Inclusiva em Alegrete PDF Imprimir E-mail
Escrito por João Ricardo Ribeiro   
Seg, 05 de Novembro de 2012 17:52
No últimos dias 24 e 25 de outubro, aconteceu o Seminário Caminhos para uma Educação Inclusiva, desenvolvido no contexto do subprojeto “info.edu: Novos Talentos no Pampa”, que integra o Projeto Institucional Novos Talentos da Unipampa (Programa Novos Talentos/DEB/CAPES). Voltado a professores e profissionais da Educação Básica Pública do Município de Alegrete, o evento foi realizado pelo Grupo de Estudos em Informática na Educação (GEInfoEdu) (porteiras.s.unipampa.edu.br/geinfoedu) do Campus Alegrete da Unipampa em parceria com o Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e Cultura de Alegrete (NEI/SMEC/Alegrete).

Buscando atender a demandas de formação apresentadas ao GEInfoEdu, em projeto de extensão anterior, o seminário contou com palestra, oficinas e painel com a participação de especialistas em Educação Especial, Inclusão de Surdos e de Pessoas com Autismo. O grupo promoveu também a apresentação de experiências locais de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de experiência de extensão multicampi na temática da acessibilidade.

Após a abertura com a fala do professor Jorge Sitó, Secretário de Educação e Cultura de Alegrete, e leitura literária por Rogéria Guttier, pedagoga do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), foi realizada uma conferência online com a professora Maria Teresa Eglér Mantoan, da Faculdade de Educação (Unicamp), que aprofundou reflexões acerca das práticas para promover uma educação de qualidade para todos e se disponibilizou a acompanhar mensalmente o grupo de professores presentes.

Duas oficinas foram oferecidas durante o seminário: uma na tarde do primeiro dia, sobre inclusão de estudantes surdos no ensino regular, ministrada pela professora Patrícia Farias Fantinel Trevisan, Educadora Especial que atua em Santa Maria; e outra oficina na manhã do segundo dia, sobre os transtornos globais de desenvolvimento e estratégias para a inclusão de crianças com autismo na escola comum, pela psicóloga Maúcha Sifuentes dos Santos, Psicóloga no Centro Municipal de Educação Inclusiva de Esteio.

Na tarde do dia 25, houve relatos de experiências, seguido do painel de encerramento “Um olhar sobre o Cenário da Educação Inclusiva: avanços e perspectivas”. Participaram do relato, professoras do AEE de Alegrete e de Uruguaiana, incluindo a participação da professora Sandra Terezinha Gonçalves Krause, responsável pela gestão da inclusão educacional em Uruguaiana, além dos acadêmicos Eduardo Massoco Rios, do curso de Educação Física, e Izabelle Oliveira Ribeiro, do curso de Enfermagem, ambos do Campus Uruguaiana da UNIPAMPA. O painel de encerramento, mediado pela professora Amanda Meincke Melo, contou com a participação de Auristela de Oliveira Fernandes (NEI/SMEC/Alegrete), da professora Francéli Brizolla, do Campus São Gabriel da UNIPAMPA, e Gilvane Belém Correia, pedagoga do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Unipampa.

Em cada um de seus quatro turnos, o evento contou com em torno de 50 participantes. Foi colocado em evidência os desafios ainda presentes para promover a educação de qualidade para todos, como por exemplo a revisão de práticas, organização de momentos de pesquisa e de estudos, contratação de recursos humanos especializados, reorganização do ambiente escolar, melhor aproveitamento dos recursos de informática etc. Além disso, foram elucidados os avanços realizados, como o reconhecimento do direito de acesso a educação por pessoas com deficiência, a ampliação das matrículas, o desenvolvimento de práticas inclusivas, etc. Por fim, foram tratadas perspectivas para colaboração entre Universidade e Educação Básica.

Os participantes refletiram sobre suas práticas e possibilidades, trocaram experiências, além de indicarem novas demandas de formação, como a continuidade dos seminários com ampliação da participação por professores da rede Estadual, além de encontros mensais e rodas de conversa, aperfeiçoamento na Língua Brasileira de Sinais, abordagem da deficiência intelectual, entre outras sugestões.

O seminário foi organizado pela equipe composta pela professora Amanda Meincke Melo, coordenadora do Grupo de Estudos em Informática na Educação; Auristela de Oliveira Fernandes, que coordena as ações do NEI/SMEC/Alegrete; Maria Cristina Graeff Wernz, coordenadora de Educação a Distância da Unipampa; Além dos discentes que apoiaram a realização, Eduardo Massoco Rios e Izabelle Oliveira Ribeiro.



Maúcha palestra sobre transtornos globais de desenvolvimento e estratégias para a inclusão de crianças com autismo na escola comum.



Patrícia palestra sobre inclusão de estudantes surdos no ensino regular.



Com informações de Amanda Meicke Melo, João Ricardo para a Assessoria de Comunicação Social.
Última atualização ( Seg, 05 de Novembro de 2012 16:51 )
 



UNIPAMPA - Campus Alegrete
Endereço: Av. Tiarajú, 810 - Bairro: Ibirapuitã - Alegrete - RS - CEP: 97546-550
Fone: (55) 3421-8400 Fax: (55) 3421-8401