Este site foi descontinuado, as informações aqui inseridas estão desatualizadas, ultima atualização 04 de janeiro 2018.


Unipampa na Copa Unisinos
Ter, 21 de Outubro de 2014 16:20

Finalizou no domingo, 19 de outubro, a “27ª Copa Unisinos”. Em destaque, a evolução do trabalho desportivo na Unipampa, visto que o número total de medalhas conquistadas foi maior do que no ano passado. A articulação de contatos, bem como logística de transporte, está sob a orientação do técnico desportivo Bruno Lindemayer e o assistente em Administração Geison T. R. Jardim, cujo setor dentro da PRAEC (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários) tem como proposta valorizar e incentivar a prática desportiva em nossa Universidade.

Atualmente, quase todos os campi da Unipampa estão representados por algum esporte. E especificamente em Bage, há estudantes em todas as modalidades que a Unipampa hoje promove em competição interna, nos “Jogos Universitários” (PRAEC). Quem se interessar, pode procurar o DAEQ (Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção), junto ao representante da Diretoria de Esportes e Eventos, o aluno Cássio Coelho. Outros Diretórios Acadêmicos podem procurar o setor local NUCLEO (Núcleo Universitário de Cultura, Lazer, Esportes e Ofícios), localizado dentro da Secretaria Administrativa, na página institucional http://porteiras.s.unipampa.edu.br/nucleo ou através do email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A qualidade do evento na Unisinos pôde ser constatada na organização em diferentes aspectos: a presença de orientadores identificados, a arbitragem em geral justa, a equipe de segurança presente, bem como enfermeiros e ambulância, as diferentes opções de alimentação e os alojamentos com boas instalações (banheiros amplos, com bons chuveiros). Obviamente houveram falhas, dentre as quais podemos citar a inadequação para o grande volume de chuva em alguns quartos, resultando em infiltração. Isso deve ser entendido dentro do atual contexto de maior rigor na vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros (*), o que impediu o uso das salas de aula para a mesma finalidade. Infelizmente, isso exigiu que alguns times permanecessem localizados fora do território da Unisinos, atrapalhando um pouco a integração dos participantes no grupo amplo. Todavia, a integração estrutural entre os jogadores permanece como o principal empecilho para a qualificação da Unipampa, visto que a nossa própria característica multicampi em grandes distâncias geográficas prejudica a cultura do treinamento, que ainda não existe efetivamente. Além disso, não há espaços adequados disponíveis nos municípios, ou mesmo treinadores que viabilizem o preparo necessário para o melhor desempenho. Considerando toda essa problemática, podemos dizer que o rendimento dos nosso alunos foi muito bom, muitas vezes alcançando pontuação admirável, mesmo não obtendo a vitória no final. Por outro lado, os praticantes de lutas tiveram um rendimento muito bom, visto que o seu treinamento é desenvolvido de forma individual e, portanto, não depende da logística do transporte para vencer as distâncias entre os municípios sede da Unipampa a fim de viabilizar o encontro entre integrantes de um time. No total, incluindo medalhas e troféus, foram vinte prêmios:

JUDÔ

Equipe Unipampa - feminina: 3º lugar geral
Prêmios individuais:
- Carlos Eduardo Izaguirre da Silva - categoria meio-pesado: campeão
- Marilene Matos Rubim - categoria meio-pesado: vice-campeã /categoria absoluta: 3º lugar

JIU-JITSU
Equipe Unipampa - feminina: vice-campeã geral /masculino: 4º lugar geral
Prêmios individuais:
(masculino)
- Alex Pires Sampaio - categoria meio-pesado (faixa branca): vice-campeão /categoria absoluto (faixa branca): 3ºlugar
- Endreo Alan Pail do Santos - categoria leve (faixa azul): 3º lugar
- Felipe Ribeiro Gomes da Silva - categoria médio (faixa marrom): vice-campeão
- Francisco Cleber Teixeira Soares - categoria pesadíssimo (faixa azul): vice-campeão
- Leandro da Silveira Verçosa - categoria super-pesado (faixa branca): campeão
- Lucas Cazabonet Ramos - categoria pesadíssimo (faixa branca): campeão /categoria absoluto (faixa branca): campeão
- Thiago Francisco Rodrigues - categoria médio (faixa azul): 3º lugar
- Victor Viana Moscato - categoria pesado (faixa azul): vice-campeão
(feminino)
- Marilene Matos Rubim - categoria meio-pesado (faixa azul): vice-campeã /categoria absoluto (faixa branca /azul): vice-campeã
- Bruna Todeschini - categoria pena (faixa branca): campeã /categoria absoluto (faixa branca /azul): 3º lugar



O time de Rugby da Unipampa foi vice-campeão no evento. Trata-se de uma modalidade desportiva pouco conhecida aqui no nosso Estado, ainda que tenha vindo para o Brasil décadas atrás, e que já existam times de trinta anos de existência. Se não ganhou popularidade como o futebol ao longo do tempo, em São Paulo tem se desenvolvido desde pelo menos a década de sessenta e, aqui no Rio Grande do Sul, surgiram clubes a partir dos anos dois mil. Já foi esporte olímpico, e voltará a ser em 2016. Na Unipampa, o time é constituído de sete estudantes de Alegrete (Romulo Balmer Chamorra, Igor Lorenzoni Maus, Luiz Fernando Trindade Gomes, Filipe Fernandes de Lima, Wolleson Kevin Kelm, Sergio Frederico Pires Dias e Paulo Ricardo Fiuza Marques), quatro estudantes de Bagé (Alexandre Rodrigues Ribas, Giovani Bolzan Cogo, Cesar Macke Oliveira e Yuri das Chagas Silva) e um professor, que participou como atleta (Eraldo Pinheiro, de Uruguaiana ). A modalidade da Copa Unisinos é a “seven-a-side”, por ser a olímpica e permitir menos jogadores em campo, em relação à tradicional.

No xadrez, a estudante Sara Maria Pereira da Silva, do Campus Caçapava do Sul, conquistou o terceiro lugar. No total, haviam seis jogadores homens e duas mulheres que participavam do “Elo Fide”, um cadastro específico do xadrez com o qual o participante tem um "saldo" de pontos dos diferentes confrontos em competições à nível internacional. Como haviam alunos de mais de um país, não foi utilizado o de nível nacional, e o emparceramento dos confrontos entre jogadores (ou tabela de níveis de excelência) foi iniciado com base nesse sistema de referência. O casal de competidores uruguaios que conquistaram o primeiro e segundo lugares, neste sentido, têm bastante “estrada”. Por fim, o incidente dos protestos ocorridos entre Porto Alwegre, Alvorada e Guaíba à partir de sábado prejudicaram o deslocamento de uma de nossas participantes. No esporte, como na vida em geral, por mais que nos preparemos, não podemos dar conta do inesperado.

(*) Decorrente do incidente trágico na boate Kiss, em 2013.

 


Fonte: GIOVANI SOUZA ANDREOLI
 



UNIPAMPA - CAMPUS BAGÉ
Endereço: Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n°1650 - Bairro Malafaia - Bagé - RS - CEP: 96413-172
Telefone Campus: (53) 3240-3600 - Secretaria Acadêmica: (53) 3240-3601 - Biblioteca:  (53) 3240-3605 - Nude:  (53) 3240-3604