Este site foi descontinuado, as informações aqui inseridas estão desatualizadas, ultima atualização 04 de janeiro 2018.

Desafio da Engenharia reunirá 20 equipes de oito escolas de Bagé
Seg, 21 de Agosto de 2017 15:41

O Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharias, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promove, no dia 1º de setembro, a terceira edição do Desafio da Engenharia. O evento ocorre no Campus Bagé, paralelo à programação da Feira de Ciências. A competição é voltada aos alunos do Ensino Médio das escolas de Bagé, que devem elaborar um carro movido a reações químicas ou físicas. O veículo que percorrer a distância de 12 metros em menos tempo será o vencedor da competição.

Dentre os objetivos do Desafio da Engenharia está a aproximação entre o Ensino Superior e as escolas de Ensino Médio de Bagé; estimular a criatividade e inovação; incentivar o trabalho em equipe. Além disso, aumentar o contato entre os estudantes do Ensino Médio e as disciplinas dos cursos de Engenharias da Unipampa. Nesta edição, participam do desafio 20 equipes de oito escolas de Bagé.

Durante o desenvolvimento dos protótipos, cada equipe inscrita receberá auxílio dos membros do grupo PET Engenharias. Os petianos têm a função de explicar os princípios químicos e físicos e auxiliar na parte técnica, porém, deixando para os participantes as tomadas de decisão, bem como as tarefas criativas e executivas relativas ao projeto.

Regulamento

Conforme o regulamento do Desafio da Engenharia, no dia da competição, um pôster deve ser apresentado com o veículo. O pôster deve descrever como é o funcionamento do carro e as etapas de como foi construído.

Quanto ao carro, ele precisa ser movido por qualquer tipo de energia, exceto pilhas e baterias, e a tecnologia deverá ser desenvolvida pelos integrantes de cada equipe. Cada carro terá duas oportunidades para percorrer a distância de 12 metros, no tempo máximo de três minutos. Os veículos serão avaliados de acordo com os critérios de autenticidade; tecnologia aplicada; sustentabilidade e desempenho.

Premiação

O Desafio da Engenharia terá premiações para duas categorias: corrida e pôster. Os discentes vencedores do primeiro lugar, na categoria Corrida de Carrinhos, receberão tablet; medalha e certificado. Já o professor vencedor, na mesma categoria, terá direito a uma viagem para Minas do Camaquã com estadia no Hotel Bellamina e uma refeição no local, com direito a acompanhante.

Na categoria Pôster, os discentes que obtiverem o primeiro lugar receberão uma bolsa de estudos em curso de inglês; medalha e certificado. Já o docente vencedor nessa categoria, será premiado com um jantar na Churrascaria Grande Cinturão, com direito a acompanhante.

Para mais informações, acesse: https://goo.gl/KE2EGD.