Unipampa realiza processo seletivo para fronteiriços PDF Imprimir E-mail
Sex, 21 de Outubro de 2016 07:39

Cinco dos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estão instalados em cidades fronteiriças com a Argentina ou com o Uruguai. Para oportunizar aos argentinos e uruguaios o ingresso no ensino superior público, a Unipampa realiza o Processo Seletivo Fronteiriço. São 80 vagas oferecidas em 29 cursos de graduação para ingresso em 2017. As inscrições já começaram e podem ser feitas até dia 03 de dezembro de 2016.

São ofertadas vagas em cursos nas seguintes Unidades Universitárias: Campus Jaguarão para candidatos de Rio Branco/Uruguai; Campus Santana do Livramento para candidatos de Rivera/Uruguai; Campus Itaquipara candidatos de Alvear/Argentina; Campus São Borja para candidatos de São Tomé/Argentina; Campus Uruguaiana para candidatos de Paso de Los Libres/Argentina.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio eletrônico na página http://www.unipampa.edu.br/portal/fronteiricos. O candidato poderá somente se inscrever na Unidade Universitária que estiver fazendo fronteira com o local onde domicilia, conforme consta no Decreto nº 5.105, de 14 de junho de 2004 e no Decreto nº 145, de 02 de junho de 2011. Além disso, será aceita uma única inscrição por candidato.

O Processo Seletivo Fronteiriço 2017 será constituído de uma prova que visa avaliar o conhecimento do candidato acerca da língua portuguesa. Nesta prova serão avaliados os seguintes critérios: leitura e compreensão de textos escritos em língua portuguesa; coesão e coerência em língua portuguesa; conhecimento do vocabulário vernacular e acadêmico em língua portuguesa; realização de tradução para língua espanhola. Os textos serão todos em língua portuguesa e as questões deverão ser respondidas em língua espanhola ou portuguesa.

A prova será aplicada no dia 16 de dezembro de 2016, com início às 9h. Os candidatos terão quatro horas para a realização da prova, que será aplicada na Unidade Universitária do curso desejado. A divulgação do resultado final do Processo Seletivo Fronteiriço 2017 está prevista para ocorrer até dia 30 de janeiro de 2017, nos endereços eletrônicos http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prograd/ e http://www.unipampa.edu.br/portal/fronteiricos.

Confira o cronograma:

• Inscrições – De 17 de outubro de 2016 a 03 de dezembro de 2016;
  • Homologações de Inscritos – De 05 a 09 de dezembro de 2016;
  • Realização da Prova – 16 de dezembro de 2016;
  • Divulgação do Resultado Provisório – 20 de janeiro de 2017;
  • Interposição de Recursos – Até dois dias úteis após a divulgação do resultado provisório;
  • Divulgação do Resultado Final – 30 de janeiro de 2017;
  • Matrículas – 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2017.

Para saber sobre a documentação necessária, cursos com oferta de vagas, critérios de seleção e outras informações sobre o Processo Seletivo Fronteiriço 2017, acesse o Edital nº 291/2016.

UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
Endereço: Rua Barão do Triunfo, 1048 - Santana do Livramento - RS - CEP: 97573-634