Seminário debaterá Língua e Identidades Surdas na Fronteira PDF Imprimir E-mail
Sex, 02 de Dezembro de 2016 07:52

Inicia, nesta sexta-feira, 02, o III Seminário Língua e Identidades Surdas na Fronteira. A atividade será realizada no auditório do Campus Santana do Livramento, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a partir das 18h30. O evento está ligado ao projeto de extensão Produção de Artefatos da Cultura Surda na Fronteira, desenvolvido com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext).

Concomitante ao seminário acontecerá o I Colóquio Linguagens, Identidades e Fronteiras / I Coloquio Lenguaje, Identidades y Fronteras, resultado da parceria entre Unipampa, Universidad de la República del Uruguay (Udelar) e o Centro Regional de Formação de Professores (Cerp del Norte), por meio de ações do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens, Identidades e Fronteiras (LIF) / Grupo de Estudio e Investigación Linguaje, Identidades y Fronteras, que é binacional.

A temática do primeiro dia de evento será “Identidade Surda e a Língua de Sinais”. Na oportunidade, haverá a apresentação do projeto de qualificação de mestrado do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cristiano Pereira Vaz, A Educação de Surdos na Fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

A programação continua no sábado, 3, no auditório do Campus Santana do Livramento, a partir das 8h30, com o tema Línguas em Contato: Portuñol/Portunhol. Neste dia, ocorrerá a apresentação do trabalho da tradutora e intérprete de Libras da Unipampa, Mariana Figueira, Língua de Sinais Compartilhada na Fronteira.

O Seminário contará com mesas de discussões e exposição de pesquisas no campo da Educação de Surdos.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento.

UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
Endereço: Rua Barão do Triunfo, 1048 - Santana do Livramento - RS - CEP: 97573-634