Projeto Ferradura dos Vinhedos incentiva ampliação do turismo PDF Imprimir E-mail
Seg, 30 de Dezembro de 2013 15:27

O projeto Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento RS: Turismo e Desenvolvimento na Fronteira do Brasil com o Uruguai, que embasou a iniciativa lançada em Santana do Livramento no dia 26 de dezembro, foi desenvolvido no campus local da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), e entregue por servidores da instituição à Secretaria Municipal de Turismo, no início do mês. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento com apoio da UNIPAMPA e patrocínio do Banrisul.

O idealizador do projeto, professor Avelar Fortunato, batizou o projeto ao observar o formato de ferradura do trajeto entre as empresas integrantes do Arranjo Produtivo Vitivinícola de Santana do Livramento, após percorrer esses dez locais da cidade. Além da organização dos fatores de produção, dos vultosos investimentos financeiros que promovem o crescimento econômico, o local apresenta espetáculos naturais, riquezas patrimoniais, históricas, religiosas e culturais que podem ser potencializadas turisticamente.

O projeto registrado na Universidade informa que os investimentos no setor produtivo vitivinícola da região da Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento já ocorrem desde o ano de 1973. Mais recentemente, novos investimentos têm contribuído para o crescimento do setor e para o desenvolvimento econômico do município.

O diferencial do projeto Ferradura dos Vinhedos é propor o uso adequado dos potenciais natural, histórico, patrimonial e cultural combinados à produção do vinho. A meta é a geração de novos negócios por empreendedores de portes diversos, especialmente no campo do turismo. O trajeto pode ser percorrido durante uma manhã, permitindo ao visitante conhecer os dez pontos do roteiro, provar as bebidas e a gastronomia local. Outras atrações do Roteiro devem ser constituídas justamente pelas novas iniciativas de negócios ligados a essas oportunidades.

A entrega do projeto ocorreu no dia 3 de dezembro (da esq. para a dir.:
o acadêmico João Baptista Ocoña, a secretária de Turismo Denise Maria Toledo,
a coordenadora acadêmica do Campus, professora Kamilla Rizzi, o idealizador
do projeto, professor Avelar Fortunato, e a administradora Carmen Lia Remedi Fros