Projeto de extensão doa mudas para o campus Jaguarão

O projeto “Onde há verde, há vida” corresponde a um projeto de extensão que está sendo desenvolvido na UNIPAMPA/campus São Gabriel, cujo propósito principal consiste em produzir mudas de espécies arbóreas nativas da flora brasileira, especialmente nativas do bioma Pampa, destinadas a serem plantadas em São Gabriel (RS), contribuindo com a arborização deste município. Teve início em novembro de 2014, e é coordenado pela Bióloga Patrícia de Oliveira Neves, com a colaboração de discentes dos cursos de Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Biotecnologia. Em 27 meses de ação, foram produzidas em torno de 540 mudas, das quais, 135 já foram plantadas no município de São Gabriel, distribuídas em instituições de ensino, área militar, propriedades particulares e no próprio campus universitário.

Além de São Gabriel, as mudas visam atender também a demandas de outros campi, a fim de contribuir com a arborização destes locais. Neste sentido, no dia 24 de março de 2017, a coordenadora do projeto entregou à diretora da UNIPAMPA/Jaguarão, Ana Cristina da Silva Rodrigues, 20 mudas para serem plantadas no campus Jaguarão. As mudas doadas foram para atender à demanda do projeto de extensão “Implantação de quintal ecológico de frutas, hortaliças e plantas ornamentais na Unipampa - Campus Jaguarão”, coordenado pelo Administrador Edison Viana Schuch, com a colaboração de servidores da instituição (docentes, técnico-administrativos e discentes) e de membros da comunidade externa.

Leia mais...
 
Nota de pesar

Com pesar comunicamos o falecimento da mãe do servidor Sandro Burgos Casado Teixeira, a Sra. Xênia Maria Vaz Casado, ocorrido hoje. O velório será na Capela Santa Rita, em São Gabriel. Aos familiares e amigos nossa solidariedade nesse momento de dor.

Atenciosamente, Equipe Diretiva

 
Convite audiência pública - FEPAGRO

O vereador Presidente da Câmara de Vereadores de São Gabriel - RS, Claudiomiro Borges da Silveira, e o Vereador Proponente, Márlon Mendes Macial, convidam para a AUDIÊNCIA PÚBLICA, com o objetivo de debater sobre a destinação da área que hoje pertence à Fundação de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (FEPAGRO - "Forrageiras"). Clique aqui para acessar o convite na íntegra.

Data: 26/04/2017

Horário: 18h30min

Local: Plenário da Câmara de Vereadores (Praça Dr. Fernando Abbott, s/n.º)

 
Marcha pela Ciência no Brasil é neste sábado, Participe!

A Marcha pela Ciência está sendo convocada em mais de 400 cidades em todos os continentes, sobretudos nos Estados Unidos, onde começou a iniciativa, e Europa. Trata-se de um evento mundial que pretende chamar a atenção de estudantes, professores, cientistas e pesquisadores, governantes e tomadores de decisão, e de toda a sociedade, sobre a necessidade de apoiar e preservar as instituições e a comunidade científica de todo o planeta. No Brasil, a marcha ocorre no próximo sábado, dia 22/04/2017.

Esse apoio torna-se fundamental em um momento em que a atividade científica para o bem de todos sofre várias ameaças, como mudanças em políticas públicas, redução e desvio de verbas e financiamentos públicos, partidarização política da ciência e, o que mais assusta, a tomada de decisões políticas que não levam em consideração as evidências científicas. Isso ocorre nos Estados Unidos, de maneira gritante em relação ao que vêm demonstrando pesquisas relacionadas às mudanças climáticas, mas também em todo o planeta.

Leia mais...
 



UNIPAMPA - Campus São Gabriel
Endereço: Av. Antônio Trilha, 1847 - São Gabriel - RS - CEP: 97300-000
Telefones: Recepção da Sede Administrativa: (55) 3237-0850 | Recepção do Campus: (55) 3237-0851 | Secretaria Acadêmica: (55) 3237-0857 | Setor Administrativo: (55) 3237-0856 | Biblioteca: (55) 3237-0853 |
Setor de TI: (55) 3237-0854 | NuDE: (55) 3237-0855