Pesquisadores apresentam resultados no III Simpósio da APECS

Pesquisadores e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus São Gabriel vinculados ao Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA) participaram do III Simpósio da APECS-Brasil “Integrando a comunidade científica de Polo a Polo” do dia 22 a 26 de setembro em Arraial do Cabo – RJ.

Alunos do Programa Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PGCB) e dos cursos de graduação apresentarão os resultados de pesquisas desenvolvidas no NEVA. Também participam do simpósio os professores Paulo Marcos Pinto, Margéli Pereira de Albuquerque e Filipe de Carvalho Victória, com o intuito de firmar parcerias com outras universidades brasileiras e instituições internacionais que desenvolvem pesquisas na Antártica.

Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores da Unipampa buscam compreender a evolução das comunidades vegetais em áreas de degelo da Antártica, por meio de análises e de mapeamento com GPS de dupla frequência. Segundo o professor Filipe, até o momento foi possível observar o aumento da vegetação na maioria das áreas de degelo estudadas. Além disso há uma equipe multidisciplinar que estuda aspectos biotecnológicos das plantas da Antártica. Outras pesquisas dizem respeito a plantas introduzidas na Antártica acidentalmente, como a grama Poa annua L., nas quais busca-se entender de onde vieram e como se comportam no ambiente. “Possuímos também estudos sobre o estresse por frio que algumas plantas da Antártica conseguem 'driblar' e se estabelecer nas áreas de degelo” complementa.

Neste ano uma equipe de pesquisadores da Unipampa, coordenada pelo professor Antônio Batista Pereira, embarcará para a Antártica no dia 9 de outubro.

Equipe apresentou resultados de estudos sobre espécies vegetais antárticas
(Na primeira fila: Mônica Minozzo e Rodrigo Alves; atrás: Gullherme Kessler, Graciele Alves,
Prof. Margéli Albuquerque e Prof. Filipe Victoria; na terceira fila: Daiane Valente, Prof. Jair Putzke
(UNISC) e Daniela Schmitz.; na segunda foto, professor Paulo Marcos Pinto e Evelise Leis.
)

As premiações conquistadas foram as seguintes:

• 1° Lugar apresentação banner: Daiane Valente Valente com o trabalho “Prospecting of SSR Markers for Phylogeographic analysis of Antarcitc populations of Poa annua L”.
  • Menção honrosa: 3° Lugar apresentação oral: Rodrigo Paidano Alves com o trabalho “Distribution of Lichen Species in Ice-Free Areas of Arctowski Region and their ecological signification for Lichen-Moss associations in Admiralty Bay Area, King George Island, Antarctica”.
  • Menção honrosa: 3° Lugar apresentação banner: Guilherme Andrade Kessler com o trabalho “Composition of the Lichen Species in the ice-free areas of Nelson Island, South Shetlands Island, Antarctica”.
  • Menção honrosa: 2° Lugar no concurso de Fotografias da Antártica: Daniela Schmitz

Daiane Valente, no centro, recebendo o prêmio de 1° lugar apresentação de banner e presidente da APECS-Brasil Erli Schneider. Rodrigo Paidano (no centro) recebendo o 3° lugar apresentação oral.

Guilherme Andrade Kessler, no centro, recebendo o 3° lugar apresentação de banner. Daniela Schmitz, a direita, recebendo o 2° lugar no concurso de fotografia.

UNIPAMPA - Campus São Gabriel
Endereço: Av. Antônio Trilha, 1847 - São Gabriel - RS - CEP: 97300-000
Telefones: Recepção da Sede Administrativa: (55) 3237-0850 | Recepção do Campus: (55) 3237-0851 | Secretaria Acadêmica: (55) 3237-0857 | Setor Administrativo: (55) 3237-0856 | Biblioteca: (55) 3237-0853 |
Setor de TI: (55) 3237-0854 | NuDE: (55) 3237-0855